Serviço Florestal Brasileiro - SFB

Comitê de Tecnologia da Informação

  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 15h16

Em fevereiro de 2011, o SFB instituiu o Comitê de Tecnologia da Informação – CTI com o objetivo de promover o uso planejado e coordenado dos serviços de TI para dar suporte às necessidades operacionais do órgão.

Além disso, cabe ao CTI colaborar para que o SFB possa se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas ou de gestão e às novas demandas operacionais. Também deve identificar e propor continuamente oportunidades de melhoria de desempenho das atribuições do SFB através do uso de novas tecnologias e promover o alinhamento das ações de TI às diretrizes estratégicas da organização.

O comitê é integrado por um representante de cada Gerência, dos órgãos descentralizados e dos órgãos de assistência direta à Diretoria.

 

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos, que indica as ações a serem adotadas pela área de Tecnologia da Informação do órgão.

O Plano serve como ferramenta estratégica para se alcançar as metas organizacionais definidas no Planejamento Operacional. Tem como propósito apontar e dimensionar, de forma macro, quais as necessidades da instituição relativas à Tecnologia da Informação para um determinado período de tempo.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Tribunal de Contas da União consideram o PDTI um instrumento essencial para que as áreas responsáveis pela prestação de serviços de TI, nas instituições públicas, operem com eficiência, eficácia e ofereçam o suporte adequado às áreas finalísticas do órgão.