Resultados do Inventário Florestal Nacional no Rio Grande do Sul
- Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 18h09
O Inventário Florestal Nacional (IFN) apresenta os resultados do levantamento de dados em campo no estado do Rio Grande do Sul. Localizado nos biomas Mata Atlântica e Pampa, o estado possui cerca de 15% de seu território coberto por áreas de florestas naturais e 2,7%, por plantadas. O objetivo do levantamento é conhecer a qualidade e condição das florestas e a relação da sociedade com os recursos e serviços florestais.
As informações foram reunidas em três componentes: análise da cobertura florestal, coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental.
O IFN-RS foi realizado sob a coordenação do Serviço Florestal Brasileiro - SFB em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sutentável do Rio Grande do Sul – Sema. Os recursos para a coleta de dados do IFN em campo nas mesorregiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio-Grandense foram oriundos do estado e para as demais regiões, do projeto Global Environment Facility – GEF (Projeto GCP/BRA/079/GFF), administrado pela FAO.
Baixe o relatório com os pdf principais resultados do IFN-RS (6.33 MB) .
Estão disponíveis abaixo painéis dinâmicos contendo resultados do inventário florestal no Rio Grande do Sul.
Como usar: Clique nos temas para visualizar. Ao aproximar o cursor dos pontos observe mais informações. Na lateral direita do painel, utilize os filtros para observar as informações desejadas.
Localização dos conglomerados amostrados
Cobertura e uso do solo
Evidências de antropismo
Presença de erosão
Volume de madeira
Biomassa
Estoque de carbono
Análises de solo