Serviço Florestal Brasileiro publica banco de imagens e dados abertos do Inventário Florestal Nacional

Serviço Florestal Brasileiro publica banco de imagens e dados abertos do Inventário Florestal Nacional

  • Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 08h11
  • Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 07h47

Dados sobre a vegetação, espécies, solos e imagens das coletas de campo do inventário estão disponíveis para o público em geral

2021 03 25 banco imagem IFNEm comemoração ao Dia Internacional das Florestas, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresenta dados inéditos do Inventário Florestal Nacional (IFN). Seguindo a política de abertura de dados do governo federal, os dados do levantamento de campo e da identificação botânica do Inventário Florestal Nacional (IFN) foram disponibilizados em formato aberto.

Os dados são apresentados por estado e trazem informações sobre as unidades amostrais, espécies, dados biofísicos das árvores, uso da terra, solos, antropismo, entre outros. Para melhor compreensão e interpretação dos dados disponíveis, é importante a leitura prévia dos Metadados. No momento estão disponíveis os dados do Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Sergipe. Novos estados serão disponibilizados à medida em que as coletas forem sendo finalizadas e os dados verificados e organizados. Os dados estão disponíveis para download em formato “.csv” no portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF)

Além dos dados abertos, o SFB disponibilizou o banco de imagens do IFN. O banco de imagens tem como objetivo apresentar aos usuários as imagens registradas durante a realização das atividades do Inventário Florestal Nacional. O banco está dividido entre as fotos gerais e as fotos obrigatórias.

As fotos gerais, ou demonstrativas, são registros feitos pelas equipes envolvidas no IFN retratando as etapas do trabalho, seja o levantamento de campo, a identificação botânica nos herbários, o trabalho de análise ou reuniões e eventos técnicos. Já as fotos obrigatórias são imagens obtidas durante a coleta dos dados biofísicos, como uma etapa da metodologia de levantamento de dados do inventário. Em cada unidade amostral são registradas imagens representativas da vegetação no local, em posições pré-determinadas.  Até o momento, o banco possui 6.837 imagens demonstrativas e 191.054 imagens obrigatórias. O banco de imagens pode ser acessado no portal do SNIF: https://snif.florestal.gov.br/bancodeimagens

 Acesse o vídeo: https://youtu.be/43Tl81HqXKw

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal